NOTÍCIAS

Aplausos no espetáculo de dança no TCA

João Carlos Salles no TCA: aplausos

A manhã deste domingo no Teatro Castro Alves teve apresentação dos espetáculos “Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dançar” e “Só Não Me Acorde Antes”, do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (GDC/UFBA), depois da abertura com as “Pílulas Dançadas” do Balé do Teatro Castro Alves.

A sessão abriu um inesperado espaço para seguidos momentos de aplausos entusiasmados ao reitor João Carlos Salles e à chapa Somos UFBA, quando a diretora da Escola de Dança, Dulce Aquino, explicou que o trabalho desenvolvido pelo GDC/UFBA, de que resultavam os dois espetáculos apresentados, só se tornara possível com o decisivo apoio da atual gestão da Universidade às suas escolas de artes.

“Ziriguidum”, com direção de Carmen Paternostro e coreografias de Bel Souza, Denny Neves e Marilza Oliveira em parceria com os intérpretes, busca enaltecer a cultura popular e carnavalesca e entender como a movimentação corporal se relaciona com as músicas de massa. A obra se baseia na dança afro e no frevo, e em ritmos do carnaval como o pagode e o axé. O espetáculo foi inspirado no trabalho do Núcleo de Percussão da UFBA, que fez toda a trilha sonora e toca ao vivo no palco. “Só Não Me Acorde Antes” é um espetáculo de improvisação, em que os bailarinos, dirigidos por Daniela Guimarães, interagem com a música, as projeções e instrumentos dispostos no cenário.